Gostaria de compartilhar as minhas atividades realizada com meus pequeno e também receber sugestões.. Beijos a todos..

Páginas

ser professora..

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Projeto do Sitio do Pica Pau Amarelo





Tema Folclore

Titulo Sitio do Pica Pau Amarelo

Objetivo

- Resgatar a diversidade culturas através das brincadeiras
- Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avós, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos.
-Despertar a curiosidade da vida no sitio e personagens trazendo para nossa realidade.


Justificativa

É a possibilidade de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional.
Inseri-los nos costumes de nosso povo concentrando nossos próprios costumes e os de outras regiões.
Vamos entrar agora no mundo encantado do sitio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época bem como as receitas e jogos folclóricos. Apresentando as crianças o autor dessas mavarilhosas historia que encantam gerações em gerações.
Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica.

Problema


Como estimular as crianças ao conhecimento dos brinquedos e brincadeiras que fazem parte do nosso folclore?


O personagem do Sítio que as crianças mais se divertiram com certeza foi a Emilia. Olha que linda a Emília em miniatura.














Personagens do Sítio feitos com a colaboração da crinaças (Pedrinho, Vovó Benta, Tia Nastácia e Narizinho).

Trabalhos de conclusão: primeiro a pasta do projeto, segundo o livro de dobraduras em homenagem aos personagens do sitio. O livro foi feito pois trabalhamos o Visconde de Sabugosa que é um amante da literatura. O terceiro é a pasta da amizade onde cada criança escrevia uma mensagem para seus amigos da sala que sempre era socializada com a leitura da professora. Esta pasta foi criada para concluir que todos os personagens são amigos e gostam um do outro, e assim também devemos ser.

2 comentários:

SUELI disse...

CARA DAIANE
ADOREI SEU TRABALHO... PARABÉNS...
SOU PROFESSORA DE 4ª SÉRIE A MAIS DE 25 ANOS... POSSO DIZER QUE SOU ESPECIALISTA EM QUARTAS SÉRIES. ESTE ANO, A ESCOLA EM QUE TRABALHO VAI REALIZAR O PROJETO MONTEIRO LOBATO, QUE JÁ VEM ACONTECENDO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS E ESTE ANO QUEREMOS MODIFICAR UM POUCO, POR ISSO ESTOU QUERENDO RESGATAR TEMAS RELACIONADO A TIA NASTÁCIA E AO TIO BARNABÉ, PERSONAGEM PELOS QUAIS FIQUEI RESPONSÁVEL EM TRABALHAR COM MINHA TURMA. ESTOU TENDO DIFICULDADES EM ENCONTRAR... VOCÊ TERIA ALGUMA SUGESTÃO? AGRADECERIA.
UM GRANDE ABRAÇO. QUE OS ANJOS E O DIVINO MESTRE ABENÇOE VOCÊ E TODOS OS SEUS...
MEU ENDEREÇO...
supasterna@hotmail.com
supasternak@gmail.com

corujinha disse...

amiga, adorei seus trabalhos,gostaria que soubesse que os mesmos só irão contribuir para o enriquecimento do projeto em que estou preparando para trabalhar com meus novos alunos do próximo ano, agradeço desde já sua colaboração ao postar sues trabalhos acabou me ajudando a preparar o meu, agradecida, sempre. Telma, professora de alfabetização,para alfabetizar você precisa amar o que faz e é isto que faço, amo meu trabalho.fique com a luz e os olhares do senhor sobre voce e seus trabalhos.